11.25.2009

21 de Novembro





21 de Novembro 1700 novas árvores plantadas na serra da Aboboreira

Os elementos do clube Foto-Jardinagem participaram activamente no dia 21 de Novembro, no projecto “Criar Bosques, conservar a biodiversidade” . Trata-se de um projecto que tende a conservar, criar e cuidar de bosques com espécies autóctones, potenciando as diversas valências que estes encerram, através de acções de manutenção e recuperação da floresta original. O evento foi desenvolvido em parceria com a Associação Ambientalista Quercus a Câmara Municipal de Baião, Caixa Geral de Depósitos e do Clube da floresta - Noitibó. Teve ainda a preciosa colaboração dos Bombeiros Voluntários de Baião e dos Sapadores Florestais da Associação de Entre Douro e Tâmega, foi possível passar um dia à volta da natureza e assinalar o Dia da Floresta Autóctone (23 de Novembro). A plantação decorreu zona do Dolmen de Chã de Parada e do lugar da Senhora da Guia, freguesia de São João Ovil. O Director da Escola EB2,3/S de Baião, professor Carlos Aberto, e autarcas de freguesia como Filipe Fonseca, de Ovil, e a vereadora da Câmara de Baião Ivone Abreu e representante dos Encarregados de Educação da referida escola, marcaram presença e deram o seu contributo.
A actividade foi desenvolvida com muito ânimo e satisfação, as condições climatéricas contribuíram para a plantação de 1700 novas árvores na Serra da Aboboreira. A chuva foi muito bem-vinda, porque fortaleceu os jovens espécimes de Carvalho Negral, Vidoeiro e Castanheiro. A plantação decorreu entre as 10h00 até às 13h00, a iniciativa foi muito positiva porque visa a valorização da natureza e o respeito pelo meio-ambiente e das actividades de contacto com a natureza. O trabalho foi realizado em equipa e depois da plantação os participantes tiveram um almoço-convívio servido no refeitório da nossa escola EB 2,3/S de Baião. Parte das árvores foram fornecidas pela QUERCUS e o clube Foto-Jardinagem recorreu ao Centro Florestal de Amarante, que desde sempre se mostrou disponível.
Hoje é reconhecido o papel fundamental que as florestas têm na conservação do solo, na regulação do clima e do ciclo hidrológico, enquanto suporte de biodiversidade, sumidouro de CO2 e elemento importante na produção de matérias-primas fundamentais à nossa vida quotidiana. Em Baião, grande parte da floresta natural desapareceu ou está muito alterada, sendo já raras algumas das nossas árvores autóctones. A actividade alertou para a importância da NATUREZA e a urgência em a conservar e respeitar. Foi uma actividade cheia de VIGOR!
Vamos olhar cuidadosamente para a NATUREZA, ELA AGRADECE!

Sem comentários:

Enviar um comentário