1.21.2010

Azevinho

Azevinho, planta de bom presságio.

No inverno não vem apenas o frio e a chuva, somos também brindados pela vida e cor de diversas espécies de plantas que nesta altura florescem ou frutificam. É também nesta época que somos brindados com o vermelho da poinsética e o verde dos pinheiros e azevinhos. O azevinho é uma espécie protegida, mas porque não a plantar no jardim? Ou mesmo em casa, num vaso?
O azevinho está, desde sempre, ligado a tradições. É um a árvore ou um arbusto de folha persistente, chega a atingir mais de 15 metros. Da família Aquifoliaceae, é considerada uma espécie de crescimento lento que surge nos matos, bosques, sebes e valados de toda a Europa, podendo viver 100 anos.
Características morfológicas
O azevinho possui um tronco direito e ramos horizontais. Nos ramos novos a casca do tronco é lisa e esverdeada enquanto os velhos são um cinzento claro. As folhas têm uma forma oval e a lanceolada, podendo atingir os 10cm de comprimento e os 5cm de largura. A sua consistência é dura e rígida, com uma cor verde-escura e muito brilhante. As margens são onduladas e possuem dentes espinhosos. Os gomos são verdes pequenos e pontiagudos.
A Floração ocorre entre Abril e Junho. As flores têm cor branca ou rosácea.
A época de frutificação ocorre de Outubro ocorre de Outubro a Dezembro mas apenas nas plantas fêmeas: Os frutos são umas pequenas drupas redondas, cujo diâmetro oscila entre os 7 e 10mm. Não são comestíveis, pois possuem uma substância, que os torna tóxicos. No entanto são muito atractivos para os insectos pela sua cor vermelha ou amarela-viva.
Multiplicam-se muito bem por semente, por estacaria ou excerto e a propagação é feita por mergulhia. São plantas muito resistente á poluição mas muito sensíveis às pragas como as cochonilhas ou doenças como a fumagina, sendo contudo muito fáceis de tratar.
O azevinho é uma espécie associada a algumas tradições. Deixamos aqui algumas crenças antigas e curiosidades:
Na Roma antiga, os vizinhos trocavam os azevinhos entre si, como sinal da sua amizade;
Um beijo trocado entre namorados debaixo de um azevinho é uma tradição que remonta ao tempo dos Druitas, em Inglaterra;
Uma crença pagã diz-nos que servia para proteger a casa e a família, pois colocado na entrada do lar impediria os espíritos malignos de passarem a porta;
Simboliza a vida e o bom presságio.

Sem comentários:

Enviar um comentário